Qual é a aposentadoria mais vantajosa: Idade ou invalidez?

Descubra qual aposentadoria é mais vantajosa para você: idade ou invalidez, conhecendo os requisitos, benefícios e qual se adapta à sua realidade!

Qual é a aposentadoria mais vantajosa? Essa pode ser uma pergunta muito comum entre os beneficiários do INSS, porque existe a opção de idade ou invalidez. Neste conteúdo, você poderá descobrir qual é a aposentadoria mais vantajosa. Confira todos os detalhes! 

Veja qual a aposentadoria mais vantajosa: por idade ou invalidez (Imagem: Divulgação/FDR)

Diferença entre aposentadoria por idade e invalidez

A aposentadoria por idade e a aposentadoria por invalidez são benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas têm diferenças importantes em termos de requisitos, benefícios e outros.

A princípio, a aposentadoria por idade é concedida com base na idade mínima e no tempo de contribuição. Além disso, vale ressaltar que o tempo mínimo de contribuição, de 15 anos para homens e mulheres.

Enquanto a aposentadoria por invalidez é voltada para trabalhadores que ficam permanentemente incapazes de exercer qualquer atividade profissional, devido a doença ou acidente.

Além disso, vale ressaltar que não há requisito de idade, mas a incapacidade deve ser comprovada por uma perícia médica do INSS.

Lembrando que não é necessário cumprir um tempo mínimo de contribuição, porém, o trabalhador deve estar contribuindo para o INSS na época em que a incapacidade ocorrer.

Afinal, qual a aposentadoria mais vantajosa: por idade ou invalidez?

A princípio, a escolha entre aposentadoria por idade ou por invalidez depende de várias situações do beneficiário, incluindo momentos de saúde e os objetivos financeiros do segurado.

Benefícios e direitos da aposentadoria por idade 

A aposentadoria por idade oferece uma série de benefícios e direitos. Entre os principais, estão a renda mensal vitalícia, com o valor do benefício baseado na média das contribuições e reajustado anualmente. 

Além disso, o aposentado pode continuar trabalhando sem perder a aposentadoria e tem direito a um 13º salário. Há também a possibilidade de sacar o FGTS integralmente ao se aposentar e, caso siga empregado, poderá sacar o FGTS mensalmente. 

Outra vantagem é a pensão por morte para dependentes em caso de falecimento. A partir dos 65 anos, há isenção parcial do Imposto de Renda, e os aposentados mantêm o direito ao atendimento pelo SUS.

Benefícios e direitos da aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez também disponibiliza direitos vantajosos ao segurado do INSS, que não pode mais trabalhar devido à incapacidade permanente. 

O principal benefício é a renda mensal, que pode ser de até 100% da média das contribuições, dependendo do motivo da invalidez (acidente de trabalho, doenças graves, etc.). O valor também é reajustado anualmente.

O aposentado por invalidez tem direito a 13º salário e atendimento pelo SUS. Em caso de doenças graves ou incapacidade total, o aposentado pode solicitar o adicional de 25% para custear cuidados. 

Além disso, os dependentes têm direito à pensão por morte em caso de falecimento do segurado. No entanto, o benefício pode ser revisado periodicamente por perícia do INSS para verificar a continuidade da incapacidade, e o segurado não pode continuar exercendo atividades profissionais.

Quem tem direito à aposentadoria por idade e por invalidez? 

Para ter direito às aposentadorias, é necessário cumprir com alguns critérios estabelecidos para cada uma das opções. Geralmente, os requisitos envolvem tempo de contribuição, idade e outros critérios importantes.

Confira quem tem direito de solicitar uma das opções de aposentadoria! 

1. Aposentadoria por idade

  • Idade mínima: 62 anos para mulheres e 65 anos para homens;
  • Tempo de contribuição: é necessário ter, no mínimo, 15 anos de contribuição (pode variar conforme regras de transição);
  • Segurados do INSS: trabalhadores formais, autônomos, domésticos e outros que contribuam para o INSS.

2. Aposentadoria por invalidez

  • Incapacidade permanente: segurados que, devido a doença ou acidente, estão incapacitados de forma total e permanente para trabalhar;
  • Perícia médica do INSS: a incapacidade precisa ser comprovada por perícia médica realizada pelo INSS;
  • Qualidade de segurado: o segurado precisa estar contribuindo ou ter direitos garantidos por período de graça, como em casos de doenças graves ou acidente de trabalho.

Considerando todas as informações, você poderá fazer a escolha ideal, conforme a realidade de cada beneficiário.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel